Você, estudante de Comunicação Social do Rio de Janeiro, que vai fazer o ENADE esse ano, precisa estar ciente do porque este processo é ignorado por diversos estudantes e não avalia com qualidade nossos cursos e até que ponto isto pode ser danoso à nossa própria formação.
Sendo assim a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS), vem por meio deste texto dialogar com todos os selecionados à fazer a prova do ENADE de nosso curso esclarecer alguns pontos acerca desse modelo avaliativo.

1)Primeiro, porque o ENADE não é uma avaliação coerente?

O ENADE pretende avaliar um curso inteiro aplicando apenas uma prova para ingressantes e concluintes. Questões como infra-estrutura do curso, qualidade do corpo docente, número de bolsas de pesquisa, monitoria e extensão disponíveis, projetos de assistência estudantil e permanência, qualidade de laboratórios e respeito às ementas de curso não são levados em conta. O que é avaliado então? Os estudantes ou o curso? Não. O ENADE não avalia o curso e não é coerente com seus princípios.

2) Quais as contradições do ENADE?
O ENADE cria um “Rank” com as notas do ENADE e condiciona o repasse de verbas de acordo com a posição da Escola. Universidades com mais problemas e, conseqüentemente, com notas mais baixas, passarão a receber menos repasses devido à sua “colocação”. Que tipo de perspectiva tem essas Universidades brasileiras?

3) O boicote serve para mudança real desse modelo avaliativo?
Antes da existência do ENADE os estudantes realizavam o “Provão” (Um ENADE,acreditem, piorado.). A partir do boicote organizado pelas Executivas de Curso e outras Entidades Estudantis, o MEC sentiu-se pressionado a reformular o modelo
avaliativo, apresentando no ano seguinte o ENADE. Como o ENADE ainda não corresponde, nem de longe, a uma avaliação coerente, organizaremos o boicote outra vez.

4) A minha nota aparecerá no histórico escolar?
Não. Segundo a lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 , que instituiu o ENADE, constará no histórico escolar somente se o estudante foi selecionado e se compareceu à prova. Por isso é muito importante que todos compareçam à prova para zerá-la.

5) A nota pode ser divulgada?
Não. Esta mesma lei (n° 10.861, de 14 de abril de 2004) diz que a nota será entregue individualmente a cada estudante que realizou a prova, sendo vedada qualquer identificação nominal do resultado obtido por cada um.

6) A faculdade irá entregar meu diploma se eu boicotar o ENADE?
Sim. É obrigação da faculdade entregar o diploma ao estudante que concluiu o curso devidamente, independentemente de sua nota no ENADE.

Caso vocês queiram saber mais informações, podem olhar também os documentos aqui abaixo, e/ou entrar em contato conosco, através do e-mail na página inicial.


Cartilha atualizada do FENEX (Fórum Nacional de Executivas de Curso) - Debate mais detalhadamente o ENADE e seus problemas


Por que os estudantes boicotam o ENADE? - Documento da ENECOS (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social) que apresenta um Modelo alternativo de avaliação do ensino Superior.

setaDireita.pngsetaEsquerda.png